O Marketing Facilitado foi criado para oferecer Simplicidade com Eficiência para as organizações, afinal, ações e dicas simples de marketing podem fazer diferença e trazer grandes resultados para qualquer empresa.
E no artigo de hoje, eu quero te dar 10 dicas, simples e básicas que vão ajudar você a melhorar a presença da sua marca e seus resultados nas redes sociais. São dicas que podem parecer até meio óbvias, mas que, na correria do dia-a-dia, você pode esquecer.
Dica 1: “defina sua Persona”.
Quem é a pessoa que te segue? Que tipo de conteúdo, que objetivo ela tem? O que ela quer da vida? O que ela gosta e o que ela não gosta? É muito importante você conhecer isso para oferecer conteúdo que seja adequado para ela e que, assim, você se torne relevante (tem um vídeo meu aqui no site falando sobre Persona, se você quiser se aprofundar mais no tema).
Dica 2: “Escolha em qual rede social você quer estar e esteja com qualidade”.
Se você não tem braço ou uma equipe grande para estar em todas as redes sociais o tempo inteiro, interagindo, conversando, não adianta você querer estar em todas. Então esteja onde prioritariamente seu cliente está, na rede que ele utiliza mais e foque seus esforços nela.
Dica 3: “Planeje-se”.
Você pode sentar uma vez por mês ou em algum período do seu tempo para desenhar o tipo de conteúdo que vai postar ao longo de um período e já programar-se com antecedência. Isso vai evitar que, na véspera do dia das mães, por exemplo, você lembre de não ter planejado nada a respeito e saia correndo fazendo qualquer coisa que acabará não sendo útil, pois passará batido no meio do cliente.
Dica 4: “Poste imagens bonitas”.
Ninguém segue rede social para ver coisa feia. Então, quando você for postar qualquer imagem, cuide de cada detalhe, veja se a luz está boa – não precisa ser um grande fotógrafo. Basta cuidar, por exemplo, para que, na foto do seu bolo que você faz e que postará no seu Instagram, a louça esteja bonita, adequada, não esteja chamando mais a atenção do que o bolo, esteja em cima de uma mesa bacana, compondo com coisas legais etc. Isso é questão de bom senso e de senso estético que, com certeza você vai ter.
Dica 5: “adeque seu conteúdo para as diferentes redes sociais”.
Como comentei acima, você deve analisar para escolher em qual rede quer estar, para estar nelas com qualidade. Mas, caso você analise e devida estar em 2, 3 redes sociais, preste atenção nas particularidades de cada uma destas redes para você adaptar o texto e a foto para cada uma delas. Algumas redes, como LinkedIn, funcionam melhor com um texto interessante. Já o instagram depende muito de uma imagem atrativa. Essa adaptação vai levar um tempinho, mas é imprescindível se você quiser estar em todas as redes sociais.
Dica 6: “Ofereça conteúdo relevante”.
Eu já deixei de seguir alguns perfis de empresas que eu gosto, porque eles postavam o tempo inteiro apenas oferta, oferta, oferta… Se eu sigo alguma marca de empresa é porque, de alguma forma, eu me identifico com os valores dela, com o mood desta marca, com a personalidade dela. Então você precisa considerar isso para não oferecer apenas posts de ofertas de seus produtos. Você precisa vender, sim, mas para isso, engajar o seu público nas redes, levando conteúdo pelo qual seu cliente se interesse, com o qual ele aprenda, ria e, também, fique sabendo do seu produto e da sua oferta. Ou seja, a sua oferta na rede social vai pegar carona com outros conteúdos que agradem, que informem e que sejam relevantes para as pessoas que te seguem.
Dica 7: “agende seus posts”.
Na dica 3 eu falei sobre a importância de planejar, mas não adianta você planejar com antecedência um post se não deixar isso agendado. Existem ferramentas para agendar, eu, por exemplo, utilizo o MLABS, que me permite subir o post, deixar programado o horário em que ela vai entrar em cada rede, que dia que ela via entrar etc.
Uma ideia é você deixar programados aqueles posts que não vão mudar até final do ano para conseguir dedicar seu tempo para outras coisas que precisam ser mais dinâmicas, precisam estar mais adequadas a aquele momento, ao que estiver acontecendo no mundo.
Dica 8: “siga perfis que te inspirem e que te tragam boas ideias”.
Não é para você copiar o perfil dos outros. Mas é legal você saber o que outras marcas que você gosta ou marcas que seu público também gosta, fazem, que agradam as pessoas nas redes sociais. Eu mesma sigo diversos perfis de design, de branding, de empreendedorismo e que são muito úteis para mim, para que pensar em assuntos que eu posso abordar, do meu jeito, com a minha personalidade. Então siga redes que te inspiram e que podem agregar no conteúdo que você vai criar – e não copiar – e oferecer para os teus seguidores e clientes.
Dica 9: “não é só postar”.
Não adianta postar, principalmente se você vai planejar a entrada do conteúdo, e largar lá “a Deus dará”. Você tem que interagir com as pessoas, rede social é interação. Se alguém comenta, comente junto. Se alguém te segue, passa a te seguir, dá as boas-vindas. Se alguém te manda uma mensagem, responde, por favor. responda, interaja, que você só tem a ganhar com isso.
Dica 10: “acompanhe os resultados”.
Acompanhe. Qual tipo de postagem deu mais retorno? Qual tipo de postagem deu mais interação? Qual tipo de postagem fez com as pessoas salvassem mais os posts, enviassem aos amigos? Isso é um excelente termômetro para saber se você está no caminho certo e o que vai dar mais resultado ou não.
Tá vendo só? 10 dicas simples, básicas, mas que eu tenho certeza que se você conseguir se dedicar e prestar atenção nelas, você vai ter muito mais resultado. Para mais dicas continue nos acompanhando por aqui. Sempre estamos trazendo, numa linguagem mais acessível e facilitada, conceitos de marketing para que você venda mais.