Seu colaborador sabe por que ele está fazendo o que ele está fazendo?

Share

A gente fala sobre muito sobre Propósito nas organizações, mas muitas vezes esquecemos que, quem coloca em prática o propósito de uma empresa são as pessoas, os seus colaboradores. Portanto, para que um Propósito seja mais do que uma frase bonita escrita por alguém, os colaboradores, como peças chaves que são, devem ter o entendimento claro do que a empresa se propõe a fazer, conhecendo, principalmente, a cultura da organização a que fazem parte.

E engana-se quem pensa que a disseminação desta cultura e deste propósito é algo de outro mundo que depende de ferramentas super, ultra tecnológicas para acontecer. Eu acredito que o compartilhamento do propósito começa nas coisas simples do dia-a-dia, no conhecimento, por parte do colaborador, de qual é a finalidade de cada pequena atividade que ele irá desempenhar.

Quando alguém sabe exatamente para que irá servir a atividade que está desenvolvendo, este alguém provavelmente se entrega muito mais, se dedica muito mais e, por consequência, consegue desempenhar a atividade com uma qualidade muito maior. 

Eu te trago isso em um exemplo simples do dia-a-dia: quando um membro de sua equipe está, por exemplo, fazendo um relatório em uma planilha, se você puder explicar a ele qual o destino final daquela planilha, no que aquele relatório será utilizado, que tipo de decisão será tomada com base naquele produto, você pode ter certeza que ele poderá, inclusive, te surpreender, incluindo no relatório outras análises que talvez você nem tenha solicitado. Ou ainda, poderá trazer os dados de uma forma mais prática, mais visual, apresentará os dados para que sejam mais facilmente entendíveis e por aí vai. Mas, por outro lado, se tudo o que ele souber a respeito do trabalho é que ele “deve fazer uma planilha”, que ele tem que extrair dados de um lugar para inserir em outro, possivelmente o trabalho não ficará tão bom quanto poderia ficar.

É por isso que eu acho tão importante sempre colocarmos os “por quês” dentro de qualquer estratégia de marketing e de gestão: quando você consegue explicar para o seu colaborador, seja de qualquer área, o por quê de ele estar fazendo qualquer uma das atividades e explicar como aquele trabalho se encaixará dentro da grande engrenagem que é sua organização – independentemente do segmento do tamanho – a entrega dele será maior e o resultado que ele entregará lá na frente para seu cliente também será muito mais efetivo.

Written by

Categorias

Related Post