Seja útil para ser relevante

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Pensa comigo: o seu consumidor, assim como você, também recebe todos os dias uma enxurrada de informações, de ofertas, de serviços, o tempo inteiro, por todos os lados, em todos os ambientes pelos quais ele trafega, em todos os aparelhos que ele acessa. 

E, num cenário assim, como fazer para sua marca aparecer mais do que as outras e para que sua mensagem seja efetiva e traga o resultado que você espera? 

Não à toa que, quando me perguntaram recentemente sobre qual seria o principal desafio do marketing neste momento, minha resposta foi: “o principal desafio é ser relevante”. Ser relevante, frente a infinidade de informações com as quais você disputa pela atenção do seu consumidor, é hoje em dia uma dificuldade ainda maior. Mas você pode vencer esta questão de uma forma muito simples: sendo útil para o seu cliente. 

Seja útil. E, como ser útil? Eu vou te dar aqui 3 dicas muito simples. 

A primeira é: ofereça informação que agregue na vida do seu consumidor. Mesmo que você não seja um agente de informação. Você pode ser um mercado de bairro e oferecer para o seu receitas que o seu cliente pode fazer com os produtos que você tem em oferta e enviar, naquela lista de WhatsApp em que você costuma mandar apenas ofertas. Ou ainda, você poderia enviar notícias indicando alguns alimentos e produtos que você comercializa e que contribuem com a saúde e aumento da imunidade. Mostre que você está levando a ele informações que irão agregar, mais do que, simplesmente, querer vender ou empurrar um produto. 

A segunda dica é: se antecipe à necessidade do seu cliente. Você pode fazer isso de forma mais complexa, usando uma ferramenta de CRM caríssima, ou você pode fazer isso usando seu velho caderninho, onde você pode anotar quem são seus clientes, o que eles gostam de comprar, qual produto que ele disse que queria comprar. mas que estava em falta na sua loja. Se você tiver isso anotadinho, quando este produto chegar, você pode entrar em contato com o cliente e antecipar-se à necessidade dele e, com certeza, será útil nesta maneira de vender. 

E a terceira dica é: abrace alguma causa, faça alguma coisa em prol do bairro onde você está, do seu entorno. Pode ser algo simples, desde usar o mural da sua loja para colocar cartazes de cachorros perdidos ou mesmo para o cliente autônomo ou profissional liberal poder divulgar seus serviços. Você estará usando o fluxo da sua loja para ajudar o seu cliente a divulgar-se a mais gente. Ou ainda, você pode abraçar alguma ação, campanha solidária de arrecadação de produtos, de agasalhos para distribuir no bairro. As pessoas estão, cada vez mais, procurando empresas que sejam úteis à sociedade como um todo. 

Portanto, se você usar estas 3 dicas – dar informação de qualidade que agregue ao seu consumidor; antecipar-se às necessidades dele e ser útil ao seu entorno – eu tenho certeza que você vai conseguir se tornar mais relevante para o seu consumidor.

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